MEC Departamento Pessoal

Carga horária: 20 horas

Prazo de utilização: 12 meses

O curso de Departamento Pessoal, reconhecido pelo MEC e oferecido pelo Instituto Profissional e Faculdade Unicorp, possui uma carga horária de 20 horas. Esse curso fornece uma visão geral rápida e introdutória das principais responsabilidades e tarefas relacionadas ao departamento de pessoal de uma organização. Os tópicos comuns abordados neste curso incluem:


Legislação trabalhista: Uma introdução às leis e regulamentações que regem as relações de trabalho no Brasil, abrangendo aspectos como contratos de trabalho, jornada de trabalho, férias e direitos do trabalhador.


Admissão e demissão de funcionários: Orientação sobre os procedimentos para contratar e desligar funcionários, incluindo a documentação necessária, cálculos de rescisão e aspectos legais.


Folha de pagamento: Uma visão geral das atividades envolvidas na elaboração da folha de pagamento, incluindo cálculos de salário, descontos e impostos.


Benefícios e obrigações trabalhistas: Informações sobre benefícios obrigatórios, como FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), bem como outros benefícios opcionais oferecidos aos funcionários.


Gestão de ponto: Noções básicas sobre controle de frequência e registro de horas trabalhadas.


Comunicação com órgãos públicos: Procedimentos para cumprir obrigações fiscais e previdenciárias junto a órgãos governamentais.


Normas de segurança e saúde no trabalho: Breve visão geral das regulamentações de segurança e saúde ocupacional.


Práticas e procedimentos do departamento pessoal: Como manter registros precisos, lidar com situações de conflito e manter a confidencialidade das informações dos funcionários.


Este curso de 20 horas é uma introdução rápida ao campo do Departamento Pessoal e pode ser útil para quem deseja adquirir noções básicas sobre as atividades e responsabilidades relacionadas à gestão de pessoal em uma organização. No entanto, é importante observar que uma formação mais completa e aprofundada exigirá um programa de estudos mais extenso. Certifique-se de que o curso atenda às suas necessidades e expectativas antes de se inscrever.

Curso com Certificado (gratuito)
Avaliação do Curso: 5.0

R$ 240,00

R$ 143,00

Compartilhe: